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Obra 1

Sem Título
Modelagem em Mosaico
1,54 x 0,49 x 0,25 m, 2024

Obra 1 – "Sem Título" (2024), Edmilson de Morais

A obra é uma escultura tridimensional feita com a técnica de modelagem em mosaico. Suas dimensões são 1,54 metros de altura, 49 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Esta escultura representa um rosto humano estilizado, com traços expressivos e formas irregulares. Feita com pedaços de cerâmica e vidro coloridos, a peça tem olhos bem abertos, um nariz alongado e uma boca tensa, que transmite uma sensação de preocupação. Um detalhe especial são os pequenos vasos embutidos na estrutura, onde crescem plantas naturais.

A presença das plantas dá a ideia de que o rosto está em conexão com a natureza, quase como se respirasse com ela. Essa obra nos faz refletir sobre como os seres humanos dependem do meio ambiente e como essa relação pode estar ameaçada.

A obra 1 - “Sem título”, faz parte de um conjunto de 5 obras produzidas com os Recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024). Essa série de esculturas de Edmilson de Morais explora a identidade, a ancestralidade e a relação do ser humano com a natureza. Cada peça apresenta um rosto estilizado que mistura elementos de máscaras antigas e formas modernas, criando um jogo entre tradição e transformação.

As obras abordam diferentes temas, como a ligação entre o corpo e a natureza, a constante mudança da identidade e a memória ancestral. Algumas esculturas trazem pequenos vasos com plantas, mostrando como a arte pode crescer e se transformar com o tempo. Outras exploram a fragmentação do rosto, nos fazendo refletir sobre como nos vemos e como somos vistos.

Por meio dessas esculturas, Morais nos convida a pensar sobre quem somos, de onde viemos e como nossa relação com o meio ambiente e a cultura molda nossa existência.

Sem Título
Modelagem em Mosaico
1,60 x 0,60 x 0,30 m, 2024

Obra 2 – "Sem Título" (2024), Edmilson de Morais

A obra é uma escultura tridimensional feita com a técnica de modelagem em mosaico. Suas dimensões são 1,60 metros de altura, 60 centímetros de largura e 30 centímetros de profundidade.

Essa escultura vertical lembra um totem, com um rosto fragmentado e expressivo. Feita com cerâmica e vidro coloridos, ela traz olhos grandes e marcantes, cercados por formas geométricas. A boca aberta pode ser vista como um sorriso ou um grito, deixando espaço para diferentes interpretações.

A obra também tem pequenos recipientes onde podem ser colocadas plantas naturais. Isso mostra como a peça está sempre mudando, crescendo e se transformando com o tempo, como um organismo vivo. Assim, o artista convida o público a pensar sobre a conexão entre a arte, a natureza e a passagem do tempo.

A obra 2 - “Sem título”, faz parte de um conjunto de 5 obras produzidas com os Recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024). Essa série de esculturas de Edmilson de Morais explora a identidade, a ancestralidade e a relação do ser humano com a natureza. Cada peça apresenta um rosto estilizado que mistura elementos de máscaras antigas e formas modernas, criando um jogo entre tradição e transformação.

As obras abordam diferentes temas, como a ligação entre o corpo e a natureza, a constante mudança da identidade e a memória ancestral. Algumas esculturas trazem pequenos vasos com plantas, mostrando como a arte pode crescer e se transformar com o tempo. Outras exploram a fragmentação do rosto, nos fazendo refletir sobre como nos vemos e como somos vistos.

Por meio dessas esculturas, Morais nos convida a pensar sobre quem somos, de onde viemos e como nossa relação com o meio ambiente e a cultura molda nossa existência.

Sem Título
Modelagem em Mosaico​
0,88 x 0,50 x 0,15 m, 2024

Obra 3 – "Sem Título" (2024), Edmilson de Morais

A obra é uma escultura tridimensional feita com a técnica de modelagem em mosaico. Suas dimensões são 0,88 metros de altura, 55 centímetros de largura e 15 centímetros de profundidade.

Com um rosto assimétrico e expressivo, essa escultura em mosaico mistura tons de azul, branco e verde, com pequenos detalhes vermelhos que criam contraste. Os olhos estão posicionados em alturas diferentes, dando um ar de inquietação e tensão. A boca, feita com peças alongadas e dispostas horizontalmente, traz uma sensação de desconforto.

Os detalhes em relevo interagem com a luz e fazem com que a obra pareça diferente dependendo do ângulo. Essa escultura nos convida a refletir sobre como nossas memórias e experiências moldam nossa identidade ao longo do tempo.

A obra 3 - “Sem título”, faz parte de um conjunto de 5 obras produzidas com os Recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024). Essa série de esculturas de Edmilson de Morais explora a identidade, a ancestralidade e a relação do ser humano com a natureza. Cada peça apresenta um rosto estilizado que mistura elementos de máscaras antigas e formas modernas, criando um jogo entre tradição e transformação.

As obras abordam diferentes temas, como a ligação entre o corpo e a natureza, a constante mudança da identidade e a memória ancestral. Algumas esculturas trazem pequenos vasos com plantas, mostrando como a arte pode crescer e se transformar com o tempo. Outras exploram a fragmentação do rosto, nos fazendo refletir sobre como nos vemos e como somos vistos.

Por meio dessas esculturas, Morais nos convida a pensar sobre quem somos, de onde viemos e como nossa relação com o meio ambiente e a cultura molda nossa existência.

Sem Título
Modelagem em Mosaico​
0,84 x 0,46 x 0,15 m, 2024

Obra 4 – "Sem Título" (2024), Edmilson de Morais

A obra é uma escultura tridimensional feita com a técnica de modelagem em mosaico. Suas dimensões são 0,84 metros de altura, 46 centímetros de largura e 15 centímetros de profundidade.

Parecida com máscaras rituais de diferentes culturas, essa escultura tem um formato oval e detalhes que lembram rostos tradicionais. O mosaico combina tons de azul, verde, terrosos e vermelho vibrante. Os olhos têm formas diferentes: um mais horizontal e outro mais vertical. Acima do olho esquerdo, pequenas peças formam cílios, e abaixo dele, uma peça vermelha em forma de lágrima parece escorrer pelo rosto.

A escultura traz elementos que lembram a ancestralidade e a identidade cultural de diversos povos. Ao utilizar materiais reciclados, o artista também nos faz refletir sobre a memória e o reaproveitamento de histórias passadas no presente.

A obra 4 - “Sem título”, faz parte de um conjunto de 5 obras produzidas com os Recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024). Essa série de esculturas de Edmilson de Morais explora a identidade, a ancestralidade e a relação do ser humano com a natureza. Cada peça apresenta um rosto estilizado que mistura elementos de máscaras antigas e formas modernas, criando um jogo entre tradição e transformação.

As obras abordam diferentes temas, como a ligação entre o corpo e a natureza, a constante mudança da identidade e a memória ancestral. Algumas esculturas trazem pequenos vasos com plantas, mostrando como a arte pode crescer e se transformar com o tempo. Outras exploram a fragmentação do rosto, nos fazendo refletir sobre como nos vemos e como somos vistos.

Por meio dessas esculturas, Morais nos convida a pensar sobre quem somos, de onde viemos e como nossa relação com o meio ambiente e a cultura molda nossa existência.

Sem Título
Modelagem em Mosaico​
0,88 x 0,46 x 0,15 m, 2024

Obra 5 – "Sem Título" (2024), Edmilson de Morais

A obra é uma escultura tridimensional feita com a técnica de modelagem em mosaico. Suas dimensões são 0,88 metros de altura, 46 centímetros de largura e 15 centímetros de profundidade.

Essa escultura tem um rosto formado por pedaços de cerâmica e vidro que criam um efeito dinâmico e fragmentado. Os olhos são ovais e expressivos, enquanto a boca tem curvas que dão textura à peça. Algumas partes do rosto têm pequenas reentrâncias que trazem a sensação de um objeto em transformação.

O jogo entre luz e sombra na obra reforça a ideia de identidade que está sempre se modificando. O rosto pode parecer completo ou incompleto dependendo do ângulo de quem olha. Assim, essa peça nos faz pensar sobre como nossas identidades mudam com o tempo e com a forma como nos veem.

A obra 5 - “Sem título”, faz parte de um conjunto de 5 obras produzidas com os Recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024). Essa série de esculturas de Edmilson de Morais explora a identidade, a ancestralidade e a relação do ser humano com a natureza. Cada peça apresenta um rosto estilizado que mistura elementos de máscaras antigas e formas modernas, criando um jogo entre tradição e transformação.

As obras abordam diferentes temas, como a ligação entre o corpo e a natureza, a constante mudança da identidade e a memória ancestral. Algumas esculturas trazem pequenos vasos com plantas, mostrando como a arte pode crescer e se transformar com o tempo. Outras exploram a fragmentação do rosto, nos fazendo refletir sobre como nos vemos e como somos vistos.

Por meio dessas esculturas, Morais nos convida a pensar sobre quem somos, de onde viemos e como nossa relação com o meio ambiente e a cultura molda nossa existência.

Exposição

Nervura – A Máscara Humana da Natureza

Recursos para a realização desse projeto: Lei Paulo Gustavo no município de Diadema (2024)

Realização